Jornal Correio Popular Notícia

ALTERNATIVA
Rondônia discute redução do aquecimento na COP 28

Data da notícia: 2023-12-08 17:57:54
Foto: Ésio Mendes/Secom
A conservação dos estoques florestais surge como estratégia-chave para reduzir as emissões de gases de efeito estufa

Com o objetivo de acelerar o debate para diminuir os efeitos do aquecimento global, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), participou do painel “Manutenção de estoques florestais como estratégia para a redução do aquecimento global”.

A discussão aconteceu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que ocorre em Dubai. Ao priorizar a manutenção dos estoques florestais, Rondônia contribui para a mitigação das mudanças climáticas, protege a biodiversidade única da região e promove um modelo de desenvolvimento sustentável para as gerações futuras.

No painel, realizado no Pavilhão Brasil, ficou demonstrado que a preservação e o manejo sustentável das florestas contribuem significativamente para a estabilidade climática. Além disso, quando as florestas são gerenciadas de maneira responsável, a madeira colhida pode ser usada como matéria-prima sustentável, reduzindo a pressão sobre outras fontes não renováveis.

Neste cenário, a conservação dos estoques florestais surge como uma estratégia-chave para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, preservar a biodiversidade e estabilizar o clima global.

Segundo o secretário da Sedam, Marco Antônio Lagos, o estado tem a oportunidade não apenas de ser um guardião das florestas, mas de implementar ações que a preservação ambiental pode andar de mãos dadas com o crescimento sustentável.

“O que torna ainda mais decisivo, que as práticas de uso da terra e o engajamento da sociedade, estejam alinhados para garantir a preservação desses ecossistemas, já que o futuro da saúde ambiental e climática depende diretamente da forma como serão protegidas as florestas”, assegurou.

A conscientização e o engajamento da sociedade são essenciais para garantir a proteção contínua desses ecossistemas vitais. Os benefícios de manter estoques florestais vão além da simples absorção de carbono.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.